segunda-feira, maio 04, 2009

Portalegre 2009…a festa do BTT e o desafio dos limites…

Sabado, 2 de Maio 2009






Vou começar por falar em meu nome, que sou repetente, e penso que também em nome dos meus companheiros de aventura, sobre a sensação de fazer parte desta Maratona única, que nos obriga a superar os nossos limites.

A ansiedade de fazer parte de 3.200 betetista; o ambiente que esta cidade respira; o convívio com os companheiros de aventura e a partilha de emoções (tanto as boas como as más); os 1ºs kms com as milhares de pessoas assistirem e a aplaudirem; as paisagens magnificas do montado alentejano e da serra de S. Mamede; o esforço físico inimaginável (para quem só faz uns passeios ao fim de semana) durante kms e kms; a capacidade de superar os problemas físicos com a vontade de acabar, o querer terminar e não desistir; o auto estima que sentimos ao chegar ao fim. Estas sensações são “ Portalegre BTT “.

Por muitas criticas que se faça a esta maratona e a sua organização, a festa do BTT é em Portalegre. Em 48 horas esgotaram as 3200 inscrições com os respectivos pagamentos, este argumento é esmagador.”

João Pedro


Cinco Com.dores da Bairrada juntaram-se para esta festa do BTT nacional e as 15 horas do dia 1 de Maio começaram a aparecer para seguirem juntos até Portalegre, Santiago “ Tá Tudo “, Zé “Licopio”, Trindade “Homem-bala”, Ricardo”Fanfarrão” e o João “ Mergulhão”, no meio de algumas peripécias, dos atrasos habituais e algumas compras de ultima hora, lá estávamos a caminho. Entramos em Portalegre por voltas das 20.30 para fazer o reconhecimento e obter a melhor direcção para Castelo de Vide a onde iríamos pernoitar.


Pelas 21 horas estávamos arrumar as coisinhas e as nossas “meninas” na “Casa de Hospedes Machado”. Preparação do jantar na cozinha comunitária, uma massada de marisco e tamboril (para reforço em hidratos de carbono) acompanhadas com umas garrafinhas de Verde e Branco “para hidratar e vitaminar”. Depois do jantar e de tudo arrumado, a malta ainda teve tempo fazer uma visita rápida a Vila de Castelo de Vide, que aconselhamos vivamente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Vide

As 7 horas e picos do dia 2 arrancamos para Portalegre, já com os equipamentos novos que são fantásticos, e por volta das 8 horas estávamos já dentro da área de partida. O ambiente que se vive naquela hora antes da partida é fabuloso.

As 9 horas a partida e o andamento acelerado nos km iniciais na IP2 e depois a grande subida até ao parque de campismo a onde se separavam as 2 maratonas, evitando assim o afunilamento e o atraso dos atletas que vão para a grande prova. Uma inovação muito bem vinda este ano. Já tinha ficado para trás 12 km. A seguir uma sequência de descidas, algumas com elevada dificuldade técnica, até aos vinhedos e depois o montado Alentejano. Mais de 25 km em puro montado alentejano com o calor a aumentar e o pó a levantar com tantas rodas 26.

O começo da serra começou aos 52 km, com as primeiras subidas começarem em zonas de eucaliptais novos, o que não favorece a protecção solar e com muita pedra solta. A partir dessa altura foi um constante sobe e desce, com algumas zonas rolantes e singles tracks a mistura, descidas tecnicamente superiores, com possibilidades de usufruir de velocidade e técnica sempre com adrenalina, das melhores que vimos até hoje, “Brutais”.

Depois o penúltimo reforço, o "fatídico" km 72, esperava-nos uma subida com mais de 12 km até as antenas no alto da serra de S.Mamede, cada um fez o que pode e como pode. Desistir nunca... Depois do alto, mais descidas fabulosas e algumas subidas, até a meta em Portalegre.

Quando se junta 5 ingredientes -calor; pó e pedra; 102 km, altitude acumulada 2700 mts e outro tanto de descidas – temos uma Maratona explosiva, segundo muitas opiniões, a melhor de sempre.

A registar o facto dos Com.dores não terem tido problemas mecânicos que condicionassem a participação e uma pequena queda do “Mergulhão” quando faltavam 3 km para meta…

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=mkbgoadidficqkkg

Fica o link das classificações e tempos da Maratona:

http://www.asespedal.net/PortalegreBTTSportzone2009/asespedal_usr_classificacoes_consulta1_get.php

Os pontos negativos continuam a ir para os super atletas que largam lixo por todo lado.

P.S.

Um sincero obrigado a todos que gostam de vir a este blog ler algumas coisas sobre o nosso grupo, independentemente do sentido mais crítico ou menos critico sobre o mesmo. A razão de existirmos e fazer o que fazemos é mais que tudo a amizade, o gosto pelas bicicletas e pela natureza e nunca a promoção pessoal ou colectiva.

E claro, o gosto pelas Tainadas...

2 comentários:

César Coelho disse...

Boas pessoal da pedalada,
Concordo com tudo, senti essas emoções, esses receios e essa satisfação de terminar.
já agora o meu novo blog http://bttara.blogspot.com/

Boas pedaladas,
César Coelho

Joãozinho " Mergulhão " disse...

Malta,

Porquê Portalegre BTT?

Resposta :

http://www.btt-tv.com/index.php?option=com_content&task=view&id=190&Itemid=190


Vejam no minuto 23 quem aparece....

Abraço