quinta-feira, junho 26, 2008

Passeio Nocturno da Feira do Vinho e da Vinha 2008

Sábado, 21 de Junho de 2008

Fazer um passeio nocturno no dia mais longo do ano, uma proeza…mas aconteceu e lá estivemos nós em grande força.

Dez Comdores mais 2 amigos neste já mítico passeio.

Passeio muito agradável, feito a bom ritmo, todos juntos e divertidos e com um espírito saudável. A voltinha prometia passar pelas principais caves e adegas da região, dissemos passar, pois o belo do espumante e do tinto estava fechado a 7 chaves, mesmo na Adega Cooperativa de Vilarinho, onde estivemos a lanchar, tivemos uma visita guiada mas a vinhaça nem provar…rimou e tudo…cinquenta e picos km sem combustível orgânico.

Chegamos já de noite ao recinto da Feira, o que permitiu usar os holofotes e as gambiarras montadas nas bikes e nos capacetes… havia luzinhas para todos os gostos e feitios…

Depois a malta juntou-se para a ceia, um porco no espeto no recinto, que estava muito bom, como puderam confirmar os esfomeados de sempre “ Tá Tudo “ e “ Zé Gila “ comeram “9” sandes cada um, segundo o Comdor “ Nito “ que esteve a ver como se portava a malta…não fosse haver más figuras…

segunda-feira, junho 16, 2008

A onde há Com.Dores…a “tainada”

Domingo, 15 de Junho 2008

Sempre apareceram rijos para a voltinha matinal, muito matinal.
7 H e 30m e 4 Com.dores prontinhos para arrancar. Alguns faltaram, pois tinham abusado durante a madrugada na Feira do Vinho e da Vinha, segundo o nosso repórter no local.

“Zé Gila “, “ Sabichão “, “Fanfarrão” e “Mergulhão” decidiram fazer exactamente o mesmo percurso das duas ultimas vezes, a única diferença é que optamos por subir o estradão por trás do Palace Hotel até a Cruz Alta em vez do caminho empedrado, uma subida dura mas mais rápida. As descidas estavam lá todas.

O que é surpreendente nos nossos passeios é ter sempre algo diferente para contar. Na Cruz Alta encontramos uma malta de Anadia numa valente “Tainada”. Pronto, lá estávamos nós em acção, uns canecos de vinho verde e um coelhinho estufado serviu perfeitamente para repor as energias perdidas durante a subida.

No Moinho de Sula, o “ Zé Gila “ finalmente resolveu obsequiar a malta com um “ Amarelito “ acabado de assar…mas foi só para a foto, nem umas sandocas pagou e a malta começa a sentir falta… vá Zé já esta na altura…

quarta-feira, junho 11, 2008

Um grande grupo e …muito azar junto… um pequeno grupo... sem problemas…

Domingo, 8 de Junho 2008

Pois é, um excelente grupo, oito Condores (“Licopio”, “Lopes”, “Patacão”, “Pocheirão”, “Zé Gila“, “Tá Tudo”, “Mergulhão”, “Cowboy”) mais 2 amigos (que já fazem parte do grupo só ainda não foram baptizados) Salvador e Rui. Saída as 8 horas e trinta e muitos…com a decisão tomada de ir até a Cruz Alta mas por um caminho diferente até a Mata do Buçaco, íamos tentar encontrar um caminho mais fresco para evitar a calor que já era previsível.

De Alfeloas até Vila Nova, trajecto conhecido, Vila Nova até as Várzeas foi só inventar, Um raio partido “ Pocheirão “ e o 1º. Furo, “ Mergulhão “ num valente buraco cheio de silvas e que obrigou a um esforço suplementar para sair mas valeu a pena porque depois de sairmos fizemos uma valente descida técnica até as Várzeas do Luso que atravessa a linha de comboio.


Entrada na Mata, e logo na primeira subida uma corrente partida, “ Pocheirão “, imediatamente reparada. No arranque um mergulho do “Tá Tudo”, daqueles que só acontecem aos grandes atletas, que parados caiem para o lado, mereceu a ovação do dia.

Mas umas subidas acima, outra vez corrente partida do charuto do “ Pocheirão “ (1 raio partido a corrente por 2 vezes, a única coisa que funciona é a suspensão de topo).
Depois foi sempre a trepar até a cruz alta pelos caminhos calçados, sem humidade para dificultar, uma subida para duros.

Na Cruz Alta com tempo limpo obtemos uma vista maravilhosa, desde a Serra do Caramulo até ao mar, lindo…

Descida foi feita por fora da Mata, junto aos muros do lado nordeste até ao museu militar, muita pedra e consequentemente o 2º. furo, um ar rebentamento da câmara da roda da frente do “Tá Tudo”. Seguimos até Moinho de Sula e começamos a descer até ao Salgueiral, as subidas que normalmente fazemos foram descidas com direito a muita velocidade e muitos saltos, e mais um furo o 3º. “ Licopio “ e outro logo a seguir o 4º. Rui e mais uns quantos micro-furos que obrigaram o pessoal a perder tempo a reforçar a pressão.

Eram 13 horas e a malta ainda no cimo do monte do Salgueiral, no meio dos eucaliptais, desidratados e esfomeados… temos de ser duros mas uns nossos estômagos não estão habituados a este tipo de exercício…

Depois foi sempre a descer até a estrada de Vila Nova, o resto do caminho foi feito por estrada de alcatrão.

Terça 10 de Junho 2008

No Feriado, saída as 7h e 30, a falta já previsível de grande parte dos Comdores, só 3 aventureiros (“ Lopes “, “ Mergulhão e “ Sabichão “).
Resolvemos fazer o mesmo percurso para tentar fazer o registo no GPS do André, só com uma alteração evitar o buraco, não queríamos os azares de Domingo.

Foi excelente, um andamento constante, sem qualquer problema, sair cedo permitiu chegar cedo ainda houve tempo para o panache (pois é “Tá Tudo” tempo para beber no café no Moinho de Sula) e usufruir das descidas espectaculares deste percurso e no final em vez do alcatrão os trilhos junto ao Cadoz.

segunda-feira, junho 02, 2008

Trepar até a Serra do Caramulo

Domingo, 01 de Junho de 2008

Eram sete da manha quando os rijos se juntaram, apareceu mais Com.dores do que o previsto para irem até ao ponto mais alto que fosse possível da Serra do Caramulo, pois tínhamos de estar a hora de almoço em casa.




Oito Com.dores (Zé Gila, Tá Tudo, Nolas, Licopio, Fanfarrão, Sabichão, Lopes e Mergulhão) nesta aventura.
Mesmo com bastantes anos em cima das bikes, para alguns era a primeira vez que iriam subir a Serra do Caramulo.

Arrancamos virados a Ferreirinhos, andamento muito forte até encontramos a primeira subida em estradão e caminho até Moinho do Pisco (marco geodésico). Segunda subida até o Heliporto. Terceira subida, uma valente parede com rocha e pedra solta até a central das eólicas. Lá em cima fizemos parte do estradão das eólicas e mais uns trilhos com subidas e descidas até a ultima parede, a quarta subida até Malhapão.

" Licopio ou Helicopio"


No caminho do cimo fomos encontrar nevoeiro e algum frio, bom para quem tem de trepar mas foi impossível apreciar a paisagem, lá conseguimos deslumbrar uns pormenores aqui e outros ali pois aparecia alguns raios de sol, mas a partir de uma determinada altitude foi só nevoeiro cerrado.

Conseguimos chegar por volta das 10 h ao objectivo nº. 1., a taberna em Malhapão, depois de tirarmos as fotos para o nosso álbum, fomos reconfortar o estômago e repor energias com umas chouricinhas e uns panaches manhosos. O Objectivo nº. 2 estava tão perto, mas a dureza das condições atmosféricas e a necessidade de chegar cedo a casa não nos permitiu alcança-lo.
Deixa alguma coisa para os outros "Tá Tudo " pocheirão


No regresso optamos por fazer o mesmo caminho até a estrada que vai dar a Boialvo, pois seria o mais rápido. As paredes tornaram-se descidas que foram feitas com o máximo de gozo possível, rápidas e com saltos… o único senão foi a queda do André “Sabichão” que trilhou a roda nas pedras e tombou, alem do furo não houve consequências de maior… Depois foi só alcatrão até casa, o que não é muito normal, mas as horas apertavam.

Pontos Positivos: As condições atmosféricas na primeira parte que permitiu trepar e a condição física de todos os Com.Dores (grandes maquinas)

Pontos Negativos: As quedas do “Sabichão “.


Neste ultimo passeio o André mostrou uma faceta até aqui desconhecida, com uma vontade de competir e bater os recordes do Comdor “ Mergulhão “, passou todo o passeio a cair para o chão, ele caiu em cima de lama, em cima de pedregulhos, em estradão completamente desimpedido (esta ficou registada) …tivemos que o colocar como um ponto negativo, não pelas quedas, pois o mais importante foi sair mais ou menos ileso de todas, mas pelo o facto de querer tirar o lugar a outro Comdor…epá este não é o nosso espírito…

Track : http://gpsies.com/map.do?fileId=bhndpmvtscqdkcqe


Com.Dores da Bairrada - competição Aveiro


No passado Domingo, 1 de Junho 2008, dois com.dores (Adelino e Paulo Pires) estiveram em Aveiro, competindo nos 10km atletismo... brevemente publicaremos mais fotos. Aqui fica um pequeno registo de um dos com.dores.


Afinal também foram ao “ Tremoço”

Domingo, 25 de Maio de 2008

Foi uma manhã bem passada para os 3 Com.dores presentes neste passeio (André, Fanfarrão e Patacão). O sol apareceu depois de uma semana com um tempo bastante estranho e veio tornar um pouco mais confortável o percurso que era agradável, com locais bem bonitos e outros um bocado lamacentos. O percurso estava bem marcado, havia muita gente nos cruzamentos a assistir, os reforços eram porreirinhos (não faltou a bela da punheta de bacalhau), havia pão com chouriço quentinho à chegada, banho morno e bacalhau à lagareiro para o almoço. O pessoal de Cadima recebe bem!